segunda-feira, 5 de novembro de 2012

The Ledbury em Londres e a Casa do Bacalhau em Lisboa - o que têm em comum?

O que é que o The Ledbury em Londres e a Casa do Bacalhau em Lisboa têm em comum?
Não são as 2 estrelas Michelin que o The Ledbury tem, muito embora na Casa do Bacalhau, os pastéis de bacalhau, as pataniscas, a canja de bacalhau,  o bacalhau à Margarida da Praça e a empada de bacalhau, estivessem quase irrepreensíveis, quer em termos de confecção quer de matéria-prima (uma espinha numa patanisca e outra na canja, obrigam ao “quase”).
É, isso sim, a presença do Preto Branco na carta de vinhos!
É um vinho de que muito gostamos e que surpreendentemente bebi pela 1ª vez em Londres em 2011 (Preto Branco Reserva 2008), quando o escanção do The Ledbury mo propôs, para acompanhar o duo de borrego do menu de degustação. A minha expressão de surpresa foi tal que o escanção pensou que eu não gostava do vinho e apressou-se a dizer que propunha outro! Tive que explicar que o esgar era de espanto por ele estar a apresentar um vinho português, vinho esse que nem sequer conhecíamos. E foi este escanção que nos explicou que o nome se devia ao facto do vinho ser feito com uvas pretas (Touriga Nacional e Baga) e uvas brancas (Bical).
Em Portugal tem sido difícil encontrar o vinho e só há uns meses é que o conseguimos comprar num hipermercado. Infelizmente já nem aí se encontra.
Foi por isso com satisfação que vimos o Preto Branco na carta de vinhos da Casa do Bacalhau e escolhemos o 2004 que ainda não conhecíamos, muito embora tivessem também o 2008.
Relativamente aos vinhos podemos dizer que o Preto Branco Reserva 2008 é um vinho estruturado, com boa intensidade de taninos, uma boca encorpada e com uma robustez que acompanhou de forma adequada o duo de borrego.
O Preto Branco 2004 apresenta no geral as mesmas características, talvez com os taninos menos acentuados, e “casou” perfeitamente com todas preparações de bacalhau da refeição.
Preto Branco – Quinta do Encontro - Bairrada - Dão Sul
·         2004
·         Reserva 2008
The Ledbury (continua a ter o Preto Branco na carta de vinhos, bem como outros vinhos portugueses)
Casa do Bacalhau (carta de vinhos interessante)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.