segunda-feira, 27 de maio de 2013

Restaurantes em Madrid - Lakasa (2 de 5)

Para decidirmos qual o restaurante onde jantar no dia de chegada, continuámos a guiar-nos pela lista dos melhores  restaurantes de Madrid 2012 para o crítico Carlos Maribona e marcámos, o Lakasa, do Chefe César Martín, uma nova entrada nesta lista.

Assim, fomos até aos Cuatro Camiños, zona que não teríamos visitado se não fosse este jantar, e onde se cruzam estilos muito distintos, como se a Rua Morais Soares e a Av. do Brasil se juntassem numa praça. Mas Madrid tem sempre algo de monumental onde quer que se vá, e para chegarmos ao restaurante passamos pelo Hospital de Jornaleros de Maudes que ocupa todo um quarteirão! Acreditem, que mais uma vez se justifica a utilização do termo Monumental quando se fala desta cidade. (http://www.flickriver.com/search/hospital+de+jornaleros+de+maudes/)

Quanto ao Lakasa é bonito, confortável e estava cheio e animado. O serviço é eficiente e simpático. A lista não é muito grande, mas as opções são aliciantes e achei interessante o facto de referenciar os “parceiros” no fornecimento do pão e na concepção das sobremesas. Em ambas as áreas, os parceiros estão à altura!

Passando à lista, as nossas escolhas foram:
  • Entradas: Buñuelitos de Idiazábal e Filetes de anchoas ¡sin aplastar!
  • Pratos: Manitas rellenas de rabo estofado e Esturión fresco a la plancha con vermouth blanco

Eu optei por escolher pratos que não sabia o que eram, sem perguntas nem pedidos de ajuda.

Assim sendo, vim a descobrir que os Buñuelitos são uns bolinhos, neste caso feitos com queijo de Idiazábal, (queijo de que o chefe César Martín é embaixador em Madrid - http://lakasa.es/un-ilustre-queso-que-reside-en-lakasa/) e que, apesar de fritos, criam uma entrada muito leve e saborosa.

Com a escolha “cega” que fiz do prato, pus o Chefe César a rir-se a bom rir, quando lhe disse que não gosto de mãozinhas, mas que tinha escolhido Manitas rellenas de rabo estofado (!) e tinha gostado!!

E o chefe explicou como se fazem: cozem a mãozinhas e o rabo de boi, desossando tudo em seguida. Depois criam uma torta com as mãozinhas que recheiam com o o rabo de boi. É colocada no frigorífico para facilitar o corte em fatias fininhas, que são depois passadas na frigideira.
Colocadas sobre um puré de batata irrepreensível, criam um prato muito saboroso, guloso e reconfortante. É um grande exemplo do que é elevar os ingredientes!

As sobremesas também merecem destaque:
  • El bosque goloso - Mousse de dulce de leche con árboles de chocolate – com uma apresentação lindíssima.
  • Mousse de crema catalana - Acompañada de helado de caramelo – pode parecer banal, mas o jogo das texturas (perfeitas) do gelado e da mousse, realçaram o sabor a caramelo, transformando esta sobremesa em algo especial.
Quanto aos vinhos, a oferta a copo é interessante, e as nossas escolhas foram:
  • Les Sorts Blanc 2010 D.O. Montsant, que ligou bem com a anchova e o esturjão
  • Camins del Priorat 2011 D.O. Priorat, que acompanhou muito bem as mãozinhas. 
Quanto aos buñuelitos, foram muito bem com uma cerveja de pressão bem tirada!!

Para finalizar, faço minha a frase de entrada no site (http://lakasa.es
lakasa, el lugar donde quieres volver... 
(ainda para mais porque a relação qualidade-preço, é muito boa.)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.