sábado, 11 de maio de 2013

A cavala


Este ano, uma das estrelas do Peixe em Lisboa foi a cavala. Estiveram 4 sub-chefes de restaurantes conceituadíssimos - Osteria Francescana, Viajante, Belcanto e Feitoria e dos quais conheço os 3 últimos – que fizeram maravilhas com a cavala utilizando 4 métodos distintos: infusão (chá de cavala quem diria!?! Adivinhou-se fantástico!), fumada, braseada e marinada.
Antes disto uma muito didáctica apresentação (didáctica no melhor sentido, pois aprendi bastante sobre a cavala) realizada por Pedro Bastos que demonstrou que para além de conhecimento tem paixão  sobre o tema o tornou tudo mais interessante!
Com esta inspiração comprei ontem 2 cavalas de bom tamanho (cerca de 30 cm) que resolvi fazer assadas.

As cavalas forma temperadas com sal grosso com ervas (oriundo da Croácia – quando somos conhecidos como apreciadores de boa comida e amantes de cozinhar, oferecem-nos estas coisas), algumas folhas de manjericão nas guelras e por cima meia cebola em  bocados, 2 colheres de sopa de tomate pelado e azeite.
Assaram depois na parte de baixo do forno durante 40 minutos a 150 graus, mais 10 minutos na parte central e finalmente 10 minutos com a grelha a 200 graus.



No final … as cavalas estavam no ponto – gostamos do peixe pouco passado, muito menos do que é habitual fazer-se em Portugal  - suculentas, mas ao comer sente uma adstringência que impõe uma secura na boca e por isso pede molho, coisa que não havia em quantidade suficiente.

Como acompanhamento courgettes e feijão frade, salteados com alcaparras e anchovas de conserva.
O acompanhamento ligou bem, a cavala estava saborosa, mas precisa de correcções ou talvez o assar não seja a preparação mais adequada.

O VINHO: Acompanhámos as cavalas com um vinho italiano, branco  – CAPRAZO, Le Grance, 2002 - que tem um bom corpo; na boca algumas notas de oxidação (normal num vinho com 11 anos) mas um final longo. Foi uma boa ligação.

Em conclusão, foi um jantar bem conseguido, mas não fiquei convencida que a cavala seja um peixe adequado para assar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.