quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sushi Café Avenida

Voltei a semana passada ao Sushi Café Avenida, que frequentei bastante em 2011 e 2012 mas ao qual ainda não tinha ido este ano.

Comemos o menu de degustação mais longo e de facto a conclusão é que continua muito bom, com algumas coisas mesmo excelentes. Na área da fusão japnesa, ou japonês de fusão, como queiram, deve continuar a ser o melhor de Lisboa.

O facto de ser um restaurante trendy, onde muita gente provavelmente vai por estar na moda, para ver e ser visto, mantém no entanto um padrão gastronómico elevado, o que é digno de nota e de louvor.

A carta de vinhos brancos (nunca ali bebi tinto) poderia ser melhorada. Já há em Portugal opções interessantes que não estão na carta - Guarda Rios, Quinta de San Joanne, Casal de Santa Maria, só para citar alguns. Pois, tem o inevitável Soalheiro, lá isso tem.

sábado, 3 de agosto de 2013

O Tomate e o Umai em mais um dia de mercado

Banca de Tomate no Eataly em Turim 


São imensas as variedades de tomate, mas acho que não lhes damos a devida importância nem as usamos de forma diferenciada. …



… mas na 5ª feira, no Umai, isso aconteceu. 

O Paulo pegou neste alimento tão vulgar, mas tão bom, e diria mesmo indispensável, e elevou-o, trabalhando-o de acordo com as diferentes variedades e criando um conjunto de pratos muito originais.

Umai - Dia do Mercado 1 Agosto 2013
Para mim todos os pratos mereceram nota máxima - pela criatividade, confecção, qualidade dos produtos - mas tenho que destacar o mil folhas de tomate, salmão fumado e queijo-creme, porque distinguir o sabor do tomate apesar da intensidade do sabor do salmão foi surpreendente! O sabor e acidez do tomate conferiram equilíbrio ao conjunto e o queijo creme serviu o propósito de unir as folhas, sem se intrometer em termos de sabor. Embora tenha havido uma significativa variação de tamanho nas duas vezes que comemos, em ambos os casos resultou bem. 
Delicioso e surpreendente!