Para decidirmos qual o restaurante onde jantar no dia de chegada, continuámos a guiar-nos pela lista dos melhores restaurantes de Madrid 2012 para o crítico Carlos Maribona e marcámos, o Lakasa, do Chefe César Martín, uma nova entrada nesta lista.
Assim, fomos até aos Cuatro Camiños, zona que não teríamos visitado se não fosse este jantar, e onde se cruzam estilos muito distintos, como se a Rua Morais Soares e a Av. do Brasil se juntassem numa praça. Mas Madrid tem sempre algo de monumental onde quer que se vá, e para chegarmos ao restaurante passamos pelo Hospital de Jornaleros de Maudes que ocupa todo um quarteirão! Acreditem, que mais uma vez se justifica a utilização do termo Monumental quando se fala desta cidade. (http://www.flickriver.com/search/hospital+de+jornaleros+de+maudes/)
Quanto ao Lakasa é bonito, confortável e estava cheio e animado. O serviço é eficiente e simpático. A lista não é muito grande, mas as opções são aliciantes e achei interessante o facto de referenciar os “parceiros” no fornecimento do pão e na concepção das sobremesas. Em ambas as áreas, os parceiros estão à altura!
Passando à lista, as nossas escolhas foram:
- Entradas: Buñuelitos de Idiazábal e Filetes de anchoas ¡sin aplastar!
- Pratos: Manitas rellenas de rabo estofado e Esturión fresco a la plancha con vermouth blanco
Eu optei por escolher pratos que não sabia o que eram, sem perguntas nem pedidos de ajuda.
Assim sendo, vim a descobrir que os Buñuelitos são uns bolinhos, neste caso feitos com queijo de Idiazábal, (queijo de que o chefe César Martín é embaixador em Madrid - http://lakasa.es/un-ilustre-queso-que-reside-en-lakasa/) e que, apesar de fritos, criam uma entrada muito leve e saborosa.
Com a escolha “cega” que fiz do prato, pus o Chefe César a rir-se a bom rir, quando lhe disse que não gosto de mãozinhas, mas que tinha escolhido Manitas rellenas de rabo estofado (!) e tinha gostado!!
E o chefe explicou como se fazem: cozem a mãozinhas e o rabo de boi, desossando tudo em seguida. Depois criam uma torta com as mãozinhas que recheiam com o o rabo de boi. É colocada no frigorífico para facilitar o corte em fatias fininhas, que são depois passadas na frigideira.
Colocadas sobre um puré de batata irrepreensível, criam um prato muito saboroso, guloso e reconfortante. É um grande exemplo do que é elevar os ingredientes!
As sobremesas também merecem destaque:
- El bosque goloso - Mousse de dulce de leche con árboles de chocolate – com uma apresentação lindíssima.
- Mousse de crema catalana - Acompañada de helado de caramelo – pode parecer banal, mas o jogo das texturas (perfeitas) do gelado e da mousse, realçaram o sabor a caramelo, transformando esta sobremesa em algo especial.
Quanto aos vinhos, a oferta a copo é interessante, e as nossas escolhas foram:
- Les Sorts Blanc 2010 D.O. Montsant, que ligou bem com a anchova e o esturjão
- Camins del Priorat 2011 D.O. Priorat, que acompanhou muito bem as mãozinhas.
Para finalizar, faço minha a frase de entrada no site (http://lakasa.es)
lakasa, el lugar donde quieres volver...
(ainda para mais porque a relação qualidade-preço, é muito boa.)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.