quinta-feira, 18 de julho de 2013

Hotel da Lapa

Este ano, uma das minhas prendas de aniversário, foi um dia no hotel da Lapa, com jantar e pequeno-almoço.














O Hotel é muito bonito e foi uma tarde bem passada. Nem parece que estamos em Lisboa, tal é a calma que nos rodeia.




O Jantar foi excelente. Na esplanada, com uma vista linda para o jardim e para o Castelo, escolhemos o menu de degustação que tem propostas muito interessantes. 

Gostei em particular do prato de pasta, uns tortelli muito bem executados e da Sinfonia de frutos do mar, um prato reconfortante e cheio de sabor. 
Características presentes ao longo de todo o menu: a qualidade dos produtos, a correcta execução, um empratamento apelativo.
Mas o prato que me deixou a recordação mais viva foi a surpresa do gaspacho de morangos e framboesas. Muito fresco, como se pedia naquela noite quente, eis que encontramos uma ostra (do Sado) absolutamente fabulosa, que provocou uma explosão de sabores a mar, inesperada, mas com sentido e que ligou todos os outros sabores!

Quanto a bebidas, começámos por um Porto tónico, bem preparado, com uma casca de laranja em espiral, que lhe conferiu um perfume muito agradável e realçou o sabor do Porto.
Como vem sendo habitual, optámos por escolher um único vinho que se adequasse a todos os pratos da degustação.
Seleccionámos o Flors di Uis 2009 (Vie di Romans), um branco do Friuli, com as castas Malvasia Istriana, Tocai Friulano e Riesling Renano, características da região. É um vinho estruturado, fresco, com boa acidez e persistência, que ligou muito bem com todos os pratos, das vieiras ao leitão, demonstrando grande versatilidade. Uma boa descoberta!

Finalmente o pequeno-almoço -  é muito bom, e tomado no pátio exterior numa manhã quente de Verão, é uma forma fabulosa de começar o dia!

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.