quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Vinhos Velhos - um Encontro com as Caves de S. João

As Caves de São João têm um património muito interessante, dando-nos a oportunidade de bebermos vinhos velhos que não desiludem, sendo que alguns são mesmo grandes revelações. Como por exemplo, o Quinta do Poço de Lobo - Baga, Castelão, Moreto - de 1992, em Magnum, que 20 anos depois (estou a consultar notas de prova de 2012) ainda se apresentava límpido, embora com algumas notas castanhas de oxidação, com um nariz agradável, com alguma fruta, e uma boca cheia, complexa, com final médio, que na altura considerámos que ainda poderia durar mais uns 2 a 3 anos.

Desde 2011 que temos vindo a beber muitos vinhos desta casa e no Sábado passado, em resposta a um desafio lançado pelo João Quintela da Garrafeira Néctar das Avenidas, juntou-se parte do painel de prova da loja, num almoço para prova de 9 vinhos de 1974 a 1998, sendo 6 brancos (2 em magnum) e 3 tintos.

Tal como esperávamos foi uma prova épica, mas gratificante. Mais uma vez, nenhum vinho desiludiu ... houve mesmo uma grande surpresa! 

Aqui ficam os comentários do Artur aos vinhos (excepto ao último), pela ordem da prova:

Os BRANCOS - parte I
Dão Porta dos Cavaleiros 1974 (magnum)

Desculpem os mais puritanos; eu sei que isto não se escreve num blog, mas não me ocorre outra expressão: está um vinho do c....ho!
Ainda vivo,vai mudando no copo com o tempo e a temperatura, complexo, rico, notas de fruta madura, de tabaco, de verniz e de mais quinhentas coisas para as quais não encontro descritores. "Parecia" um Sercial velho em alguns apontamentos.
Pode ganhar com decantação.

Dão Porta dos Cavaleiros 1979


Perde por vir a seguir ao anterior, mas com o tempo chega-se à frente, revela-se um vinho ainda com alguma juventude e bastante frescura, a desafiar a idade.







Dão Porta dos Cavaleiros 1979 (Magnum)
Dos três talvez o menos interessante, com um primeiro ataque no nariz desinteressante, algo oxidado, mas curiosamente vai melhorando no copo e está de facto bastante bom.

Ganhará seguramente em ser decantado e bebido apenas uma hora após a decantação.



Dão Porta dos Cavaleiros 1998



Curiosamente não parece muito mais jovem que o 79, o que não é desprimor para este mas sim elogio para o outro.

Não me ficou grande memória e preciso de voltar a este vinho.






Os TINTOS
Quinta do Poço do Lobo Cabernet Sauvignon - 1992,1994, 1996

Três vinhos que são naturalmente de perfil semelhante.
O de 94 é aquele onde são mais exuberantes as notas de pimentos características do Cabernet Sauvignon.
Curiosamente o 96 foi de todos o que pareceu mais evoluído.












Os BRANCOS - parte II
Quinta do Poço do Lobo Arinto 1994





Outro grande vinho, só batido pelo 74. Uma frescura impressionante para a idade e ainda o Arinto todo a revelar-se. Excelente.











Frei João 1996






À 9ª garrafa as notas de prova começam a escassear... Mas posso dizer que gostei muito do nariz, intenso e agradável, e achei a boca um pouco áspera. Dei-lhe 16 (em 20) o que para quem me conhece sabe que é uma nota que demonstra que gostei bastante do vinho. A beber novamente para confirmar e aprofundar!