sexta-feira, 27 de setembro de 2013

História e histórias, chegam à mesa

Comecei por pensar que era apenas mais uma demonstração da imensa criatividade e ousadia do chefe Heston Blumenthal, quando vi os programas que a SIC Radical está a transmitir (muito embora sejam já de 2009) e onde já assisti a um jantar inspirado em Lewis Carrol e n’Alice no País das Maravilhas, a um banquete medieval, sendo que o próximo será  um banquete do tempo dos Tudor!

Mas, depois disto, eis que me deparo com um blog chamado A COZINHA MEDIAEVAL (http://acozinhamedieval.blogspot.pt/) que só apresenta receitas da época. Podia ser coincidência ...

Finalmente, para me convencer que isto da História (e das histórias) à mesa é capaz de ter vindo para ficar, o restaurante Assinatura fez um jantar temático “Leonardo da Vinci por João Sá”! (podem ler o que o Miguel Pires tem a dizer sobre este jantar da passada 4ª feira, no Mesa Marcada).

Edição portuguesa que inclui carta -prefácio 
de Georges Simenon

Foi por isso que inspirada no que parece ser uma tendência, ontem para o jantar decidi revolver os livros de cozinha e afins para encontrar algo com História ou com histórias. 

Decidi-me por uma d’As Boas receitas de Simenon e Maigret de Robert Courtine - Fígado em papelotes, e por umas Beringelas Recheadas (Le Melanzane ripiene) dos Segredos Culinários da Maria Callas – histórias receitas e sabor in Culinário da Asssírio & Alvim de 2010.

Não recriei nada, mas há um grande prazer em cozinhar algo que tem uma história ... para quem faz e para quem come!


Espero que seja uma tendência que continue a ser explorada.